Os pilares do amor

"Há, para o amor, três pilares que garantem o cultivo e a harmonia do relacionamento, proporcionando a realização pessoal: o Respeito, a Admiração e o Diálogo.

Quando se conhece alguém e algo nessa pessoa chama a atenção, há uma forte possibilidade de que se esteja estabelecendo uma admiração por essa pessoa, seja por sua beleza física, por sua simpatia ou por outro atributo qualquer. Na busca da aproximação, o respeito e o diálogo caminham juntos, pois o interesse em se conquistar a atenção dessa pessoa é grande e, portanto, firmaram-se os pilares necessários para o desenvolvimento de um sentimento maior.

Respeito, admiração e diálogo devem permear a relação, fazendo com que o sentimento de um para com o outro se fortifique ao longo do tempo. Mas basta um deles deixar de existir para que a relação até então existente comece a sofrer alterações.

Se houver o respeito e a admiração, mas acabar o diálogo, ocorre o distanciamento do casal. Um vai deixando de "conhecer" o outro. Já não se partilha mais o que alegra ou entristece o outro. As palavras vão ficando "represadas na garganta", a vontade de se expressar acaba, o distanciamento vem por acréscimo. Vai se estabelecendo um formalismo que não deveria ter lugar na relação.

Se há diálogo e admiração, mas o respeito ao outro deixa de existir, e isso acontece mais facilmente do que se imagina, a começar pela falta de consideração que se cria pela opinião, pela vontade do outro, às vezes até porque um considera que já sabe o que o outro quer e então vai fazendo tudo do seu jeito e de acordo com a sua vontade, e quando se dá conta, os outros dois pilares também já foram derrubados, não sobra nada senão um machucar contínuo.

Se há diálogo e respeito, mas não há mais admiração, ocorre o afastamento e a mudança de interesse. Outras pessoas agora são observadas e até desejadas. Na maioria das vezes isso vem acompanhado da queixa de que "você mudou", sem levar em conta que a mudança acabou acontecendo por "pressões" do próprio par. "

Ass: AL